segunda-feira

Da falsa união ao caos da alienação





Imagem da capa do livro (imagem atual ) Admirável mundo novo
de Aldous Huxley

Há dias venho me questionando sobre esse monte de idéias que estão à invadir meus pensamentos , idéias essas que circulam pela corrente sanguínea , fazendo com que ocorra uma certa exaltação , porque não dizer, às vezes , até uma irritabilidade clandestina ? É , tem Felicidade Clandestina de Lispector e agora eu lanço a Irritabilidade Clandestina . Clandestina porque pelo menos por enquanto os dias de quietude acabaram , essa irritabilidade é boa, porque me faz ousar um pouco mais no modo de ser e ver as coisas a minha volta . Creio estar num verdadeiro liquidificador de sentimentos !
Retomei a leitura de um livro antigo : ADMIRÁVEL MUNDO NOVO , do Huxley e parece que mexi num ninho de cobras , serpentes venenosas , najas de todos os tipos . Percebi que realmente estamos caminhando rumo a uma era devastadora . Devastadora da humanidade, da razão , dos sentimentos , de toda capacidade de criação mental . Criamos apenas máquinas para pensarem por nós , viramos seres zumbis, ambulantes , sem foco , sem direção e vivemos apoiados na muleta da esperança.
Esperança é ótimo , mas viver de textos que falam dela, que a definem sem uma ação mais concreta é a mesma coisa que caminhar num labirinto sem saída , rodar em círculos .
As pessoas se separam em grupos , seitas , religiões , comunidades. As pessoas só se separam e usam o grupo para falar de união? Não entendo .
Cada grupo cria uma regra de convivência .Tá , até ai é normal, mas criam formas estranhas de proclamar fraternidade , união . Desclassificam pessoas e rotulam outras . Uns dizem ser regulares , mas o que é ser regular ? É ser reconhecido por algo maior sim , mas desse mesmo grupo. Será que no fim vai importar se éramos ou não "Regulares" , será que isso classifica seres como melhores que outros ?
Outro fato é a separação homem e mulher . O pensamento machista ou o pensamento feminista . Não era para ambos caminharem um ao lado do outro , sem competirem ?
Outro tipo de separação é as de raça . Criam cotas , mas pra que ? As conquistas são de quem se esforça por elas , sejam negros, brancos, amarelos e até mesmo azuis se for o caso.
Criamos coisas com a desculpa esfarrapada de integração , de melhoria . Usamos hipocrisia e nem notamos .Somos sim hipócritas porque temos medo de aceitar o outro , porque aceitar o outro significa estar aberto ao que se realmente é : Parte de uma pequenina galáxia dentre muitas. Não há soberania em nós , pra que soberania ? Não há mais qualidade em um que no outro . Isso se desenvolve e todos tem aptidão , nem sempre o que se tem é chance . Quem conquista algo , fecha a porta para o que está atrás dele .O medo de perder, de ver algo melhor que o outro possa fazer. É o medo de agir junto , porque agir junto implica em humildade . Nós não baixamos a cabeça , apenas levantamos as armas .
Nos apegamos aos trajes , ao mais moderno , ao consumo desenfreado de idiotices , gulodices , babaquices com promessa de fama . Mas , nos desapegamos do essencial : De nossa alma .
Estão fechando cortinas de ferro sobre os sonhos e nós criamos essas cortinas .Queremos só controle . precisamos de códigos de barra , senão nem sabemos o nome do que consumimos .Precisamos deixar as digitais , colocar chips .Tudo para ter controle . Mas não temos controle pela nossa própria vida .Precisamos sempre controlar a do outro. Somos ignorantes e chegamos a certo grau de estupidez!
Defendemos ideais de partidos que não defendem os nossos , porque o que está escrito no folheto é mais um discurso obsessivo , de quem quer o maldito controle .Não gosto de sentir raiva , mas é evidente que o abrir de olhos diante dessa barbarie causa isso e outros sentimentos mais , principalmente o de repulsa .
Não gosto de ser pessimista , mas diante dos fatos , diante dessa necessidade de estar sempre além e ser melhor , não vamos durar , não vamos chegar a lugar algum.
Nós somos uma raça em extinção , nós somos bombas atômicas , nós mesmos somos uma contaminação biológica , uma clonagem mal feita que usa o dom que tem para maleficios e benefícios individuais . Nós matamos crianças , espancamos pessoas , agredimos com palavras , elegemos ditadores , fanáticos . Nós somos todo o lixo tóxico que existe .
Triste , mas real .É hora de reconhecer isso e deixar as armaduras de lado antes que a batalha comece e ninguém , absolutamente ninguém sobreviva pra contar uma doce história .


Por Val amores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *