segunda-feira

Predisposição para poetizar ou não a vida





Acordei às 04 da manhã com uma palavra na cabeça : PREDISPOSIÇÃO !
Tentei dormir e esquecer o surgimento mágico dessa palavra porque eu sabia que , se não a esquecesse teria de correr para um dicionário e desvendar mais o fundo o que ela quer dizer , embora já soubesse de forma suave , por se tratar de uma palavra cotidiana , porém penso que não sabemos realmente a essência das palavras , elas são mais do que vemos e ouvimos e possuem mais de um significado e momento de uso.Eu tenho sempre essa ânsia de "escavar" a palavra até achar uma coisa ruim que ela represente e pronto , aí não me interessa mais . Gosto da parte bonita que uma palavra traz consigo , mesmo porque , depois de dita ou atirada em momento inoportuno uma palavra corta como estilete ...
Bom, enrolei e não resisti !
Corri ao dicionário e lá estava :
PREDISPOSIÇÃO : Disposição ou tendência natural para; aptidão, vocação, inclinação, Diátese ou propensão especial do organismo para determinada doença.
Gostei muito da definição que li e compreendi porque é importante ter predisposição na vida , porém compreendi também que a predisposição deve ficar nula em determinados casos.
Se é algo natural para outro algo ,se é um toque mágico que nasce dentro da gente , que acompanha a gente pelo caminho eterno das estrelas , que seja para uma ação de paz e bem .
Se é uma aptidão que seja adquirida dentro do mais harmonioso contexto , dentro das mais ternas tarefas cotidianas .
Só se consegue predisposição nesses dois casos quem põe o coração no que faz!
A predisposição como vocação empata com o algo natural (meio ambiguo esse dicionário rs) . Todos temos um talento especial , uma estrela que irradia uma luz maior dentro dos olhos e que , com a ação de belos pensamentos ao éter faz a alquimia mais especial que conheço : Transformação de sonhos em realidade .
A predisposição como inclinação transfere o caráter de sagrado . Vejo isso no aspecto físico e no aspecto metafórico . No aspecto fisico , sempre nos inclinamos para saudar alguém (claro que em algumas culturas ) e isso não quer dizer rebaixar-se , quer dizer que se está aberto a ouvir e ver de fato o outro que divide conosco o Universo . Inclinamos para saudar ao sol e essa "predisposição" para saudar quem nos aquece e ilumina é sem dúvida , a mais bela .
Na metáfora da inclinação ,  digo que é ajudar , envolver-se, dedicar-se, doar-se ...
Não há palavras mais sagradas , eis poque predisposição como inclinação é tão especial .
Agora, como tudo tem dois lados , eu me deparei com a predisposição no sentido doença e compreendi que se você não acredita na vida , não acredita no que tem dentro de sí como algo doce , como algo divino , adoece ...
Adoece porque perde a inclinação de saudar o que é belo , não recebe o seu irmão universal , apenas se fecha num porão sem luz .
Adoecer a alma , já é garantir mais da metade de um físico "predisposto" a não funcionar direito , conforme as partituras celestiais que nos foram dadas. Perde-se o foco , o caminho não eleva , te mantém num primeiro círculo , tão enraizado e fechado que você se predispõe ainda mais ao sentido contrário da vida : solidão .
Predisponha-se sempre , mas cuidado com o tipo de predisposição que deseja ter .
Predisponha-se aquilo que te faz bem e que faça bem as demais estrelas do Universo .Não confira doenças ao seu DNA cósmico e muito menos ao físico...

Olhando o raio de sol que invadiu o espaço, me predisponho agora a caminhar pela casa a fim de ver cores , sentir aromas e sabores .
Hora do café da manha ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *