sábado

Ainda assim, a natureza segue seu curso...




Não há nada mais certo que a lei da natureza . Podemos interferir , mas o rio segue seu curso mesmo abaixo do asfalto . Não é assim que estamos percebendo a grande invasão de águas em nossas cidades verticais e cinzentas ? E mesmo nas históricas e modestas .
Pensamos em demasia em querer alterar tudo que tocamos , os lugares que passamos , moramos . As alterações são importantes , mas desde que sejam dentro de um respeito ecológico , dentro de uma consciência , mesmo porque com toda a tecnologia existente , ainda assim a natureza segue seu curso !Ela não nos nota e segue seu curso , nós é que notamos tudo em demasia .
É pura transgressão essa nossa ousadia fatal de querer sempre mais sem repor, de cavar um solo sem pensar que na primeira chuva , um solo sem base desmonta , sem entender que é possível conviver com a natureza , mas ao redor dela , em locais seguros e não "supostamente seguros". Pode ser paradisíaco , pode ser a visão mais bela , a paisagem sonhada , mas é natureza viva , se move , modifica , continua o curso e toma de nós , aquilo que tomamos dela da forma mais violenta.
O ser humano impõe sua presença e a natureza é sutil , mas devasta no silêncio ...
Nossa imposição de concreto , de madeira e de canais é nula diante do gigante universo e de suas mutações .
Triste são as perdas , mais triste é pensar que elas poderiam ser evitadas com o uso de algo simples : consciência , respeito , análise .
Há profissionais técnicos de grande valia , mas há o dinheiro que anula a consciência dos profissionais que dão o aval da mudança sem "olhar" de fato o entorno , a encosta , a ladeira , a descida , o chão. Quando pesa no bolso eles pensam que pode tudo porque acreditam piamente que o peso da compra cega que os sustenta , sustentará quem os aguenta , mesmo diante das faltas graves : A terra .
E assim, dando trancos nos barrancos a natureza segue seu curso !

Por Val Amores *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *