sexta-feira

Em luz agora , o escritor da Intensidade !



"Todos os dias têm a sua história, um só minuto levaria anos a contar, o mínimo gesto, o descasque miudinho duma palavra, duma sílaba, dum som, para já não falar dos pensamentos, que é coisa de muito estofo, pensar no que se pensa, ou pensou, ou está pensando, e que pensamento é esse que pensa o outro pensamento, não acabaríamos nunca mais." (José Saramago )

Hoje eu senti um vento tão forte ao atravessar a rua , vento diferente , que me despenteou , me fez estremecer e desorganizar .
Hoje eu senti um aperto , uma dor na nuca tão forte que não sabia explicar ...
Fiquei assim até ler a tela diante de mim que relatava a morte do grande escritor da intensidade .Era o vento de Saramago que me dizia : parti!
Perdemos José Saramago, aquele que por suas frases me fazia entender até a tripa da humanidade cega !
Sim, a tripa , porque ele destrinchava o conceito , revisava o suposto valor de moral que temos e principalmente arrebatava a imposição .
Posso dizer sim, que perdi um dos meus olhos literários e que não só eu , mas todos nós , ainda que não assumidos estamos "ensaiando demais " a cegueira .
Nos recusamos a ver e ele viu , do seu modo, mas viu pleno.
Senti a perda, apesar da distância fisica , senti porque ele estava e estará em mim pelas letras e entrelinhas .
Saramago invadiu minha vida aos 17 anos e nunca mais saiu ...
Saramago me fez reflexão "In Nomine Dei", me fez querer ver quando vi o ensaio sobre a cegueira ...
Não há palavras suficientes para expressar o vazio , a página em branco que ficou na minha estante literária da alma .
Hoje mais do que nunca sei que a escrita tem poder e que pode sacudir o Homem .
Seu jeito direto , sem pausar pelo ponto ou vírgula me inspira a vida .Vida é direta , sem gramática .
Assim ele a  fez .
Sua polêmica para uns , mas paixão para outros, moveu tanto meus olhares diante da sociedade e de suas relações , mas , na mesma proporção desviou os olhos dos que se recusaram e recusam a ver.
Saramago se foi do globo azulado, mas agora escreve nas linhas estreladas do Universo , inspirando os que o tinham na alma como eu ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *