domingo

Observar para aprofundar


Observação é algo natural .
Todos nós observamos .Uns mais conscientes de que estão em ato de observação , outros olham, olham, analisam e nem desconfiam que acabaram de observar.
Observação é um dos passos de qualquer método científico porque a partir de um observar consciente e atento , pode-se descobrir ciclos, entender processos, comportamentos e fonte de determinados comportamentos .
Uma observação científica é uma observação relatada.Você olha e descreve passo a passo tudo o que viu, analisa, interpreta baseando em teorias já determinadas e propõe uma solução ou um esclarecimento.Pode ainda começar uma teoria a partir da observação.Bom, há inúmeras razões para se observar algo conscientemente.
Eu por exemplo, observo para poder escrever e também observo para poder entender o meio em que vivo e convivo.
Observo para aprender, principalmente para aprender .
Muitas vezes observo por espanto. Algo que me surpreende e então defino que precisa de um olhar mais detalhado e atento.
Vale lembrar que observar é diferente de simplesmente ver. 
Ver envolve ato de recepção , é cotidiano.
Observar é entender aquilo que se vê em detalhes, é aprofundar o tal ato de ver e muitas vezes, observar exige roteiro ou não.Os roteiros também nascem a partir de quem observa.O observador põe no papel passo a passo como observou e o outro segue .
Gosto muito de observar e minha cabeça não pára de tentar entender o motivo de determinadas coisas. Nem eu mesma sei a razão que me fez criar este espaço. Foi um estalo a partir de tantas observações guardadas na memória e que precisavam ser relatadas, mas não com base científica, mas pela necessidade de alimentar minha alma e dos demais, com um pouco de transcendência.
Eu cansei de ler os livros renomados porque renome vem também de repetição.
É importante observar cada segundo de vida.
É importante,porque a vida ainda é um mistério e mistérios só existem porque existem observadores .Não gosto de pensar em apenas "Ver a Vida".
Ver é sem profundidade!
Todos passariam por este plano sem tocar o chão e portanto, sem entender a gravidade ou o desnível , ou mesmo a textura da terra .
Vida não deve ser pautada em superficialidade, precisa ser observada para ser intensa e intensidade é característica de almas que passaram outras vidas observando e hoje ainda seguem na mesma tarefa porque há muito a desvendar ou nada a entender.Tanto faz !
Pela observação me levanto todos os dias e pela observação deito todas as noites.
Ontem mesmo, depois de anos, comecei a observar melhor o teto de meu quarto que acende suas estrelas - ainda que artificiais - no escuro .Notei que elas estão postas em espiral e nem eu mesma sabia disso, pois quando cheguei aqui, elas já estavam lá ...
Talvez tenha sido tal observação que tenha motivado essa postagem .
O fato é que eu gosto da palavra observação porque ela me lembra conexão com tudo aquilo que me cerca e na minha opinião viver sem o entendimento de que há conexão , é viver apenas de "passagem" ...
Gosto de imaginar que podemos sentar na ponta do abismo e observar a lua e uma vida sem profundidade jamais me permitiria tal pensamento !

Um comentário:

  1. Gosto de imaginar que podemos sentar na ponta do abismo...
    e observar a lua e uma vida sem profundidade... jamais me permitiria tal pensamento !

    Lindo!

    ResponderExcluir

Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *