Há pilares na educação do agora...
Não há mais espaços para jarros vazios que apenas esperam um conteúdo pronto.Os jarros de depósito acadêmico estão se quebrando, um a um, até mesmo os mais trabalhados. Temos pilares, pilares dóricos, jônicos, com heras e que sustentam eras.Os mesmos pilares que agora são a base para uma nova planície em educação.Solo fértil a meu ver, porque é arado diretamente com as mãos de artesãos, com as maõs daqueles que não apenas preparam a terra mas que conduzem toda a caminhada dos que gostam de se aventurar com o pé no chão, sem medo de sentir pedras, porque sabem que cada pedra pode virar escultura ou que cada pedra esconde em sí o brilho de um diamante.Nesse caso, não pela riqueza material, mas pelo brilho da alma que se reencontra e que encontra no outro, alento !
Os pilares da educação surgem para nos lembrar que, é preciso renovar.Não somente em recursos de alta tecnologia, mesmo porque a tecnlogia também é nociva se posta a outras funções.O renovar nesse contexto nos diz que não nos basta mais e apenas, citações de autores renomados, tampouco o dominio de linguas exóticas. O renovar pede uma lingua universal e essa não está nas cadeiras acadêmicas...
Estamos na era do APRENDER A APRENDER, APRENDER A CONHECER,APRENDER A SER (A principal lição, penso eu) e APRENDER A VIVER JUNTOS.
Essa nova "tarefa"educacional não é apenas feita para discentes.O foco é ainda mais para os DOCENTES, que precisam antes de mais nada largar o apego exacerbado aos diplomas e métodos prontos de ensino. Quando se lida com seres humanos, uma receita pronta é certeza de erro.Seres Humanos tem raízes, histórias, valores e culturas e estas antes de todo e qualquer manual precisam ser consideradas e respeitadas.
Compreender com outros olhos e escrever com novas mãos.Eis a tarefa dos envolvidos na educação.
Hoje a necessidade tem nos levado a uma nova pauta : a presença da EDUCAÇÃO HOLÍSTICA.
A Educação Holística tem como base um novo modo de relação entre o SER HUMANO e o MUNDO.Trata-se de uma visão revista e ampliada diante do COSMOS e da NATUREZA, da SOCIEDADE, do OUTRO e principalmente de SÍ MESMO. Penso ser a educação que promove o reencontro.
Colocar-se de maneira mais ampla, além de paradigmas pré estabelecidos, além de dogmas implantados e alienantes, massantes.Assumir nova postura diante da Ciência e fazendo com que a Ciência tenha "espírito" e não apenas fórmulas : existe se é provado. Nem tudo que é provado, por exemplo, existe de fato.Há coisas que os olhos não enxergam, mas somos capazes de sentir. Mensuração aqui? Penso não caber.
Resgatar a filosofia, motivar o interesse e admiração pela arte, considerar a sabedoria dos povos não apenas como parte de uma História, mas como parte genética, como herança de alma,de jeito, de modo de andar e até mesmo sorrir.Estabelece-se um novo desafio educacional, uma nova forma de trabalhar e elaborar o conhecimento.Exige-se empenho para transmitir, desejo para realizar e diante disso, cronogramas viram rascunho...
O foco é elaborar e não pegar o pronto.Limitar não existe mais.Mediar, problematizar, refletir existe muito.O raciocínio não exige apenas a lógica, exige a capacidade de ligação, de partir do simples ao complexo em um mesmo assunto.
Dentro desse ângulo holístico e educacional, é preciso saber diferenciar uma ABORDAGEM HOLÍSTICA de uma VISÃO HOLÍSTICA.Fica claro é praxis + ação e não planejamento apenas, conteúdo, curriculo.
Uma abordagem holística envolve o uso da reflexão, a leitura, a vivência corporal e mesmo a meditação, envolve o contato. São essas atividades que vão fornecer então ao SER a capacidade de integrar os HEMISFÉRIOS.Aquele que cria, fantasia, sente intuitivamente com aquele que zela pela lógica.Eis que se abrem os portais de uma integração equilibrada e harmoniosa, que se posta em prática, transforma o passivo em uma ação cheia de agentes construtores.
Viver e aprender apenas por condicionamento não nos cabe mais.Viver condicionado limita a capacidade e necessidade de se explorar as nossas constelações de saberes eternos.
Após uma abordagem holística bem edificada o Ser passa a ter a VISÃO HOLÍSTICA que é aquela que vai conceder a visão de um mundo integrado, sem fragmentos puramente isolados.É nesse momento que começam a surgir os novos sujeitos que sabem que o EU é o NÓS e que o NÓS somos eles...
Eles que já foram e aqueles que estão por surgir .
Ao éter que se expanda o HOLOS, porque holos é a integração. Que o Homem simples torne-se o HOMEM COMPOSTO, o homem capaz de ver a beleza que preside a capacidade HUMANA.
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