sexta-feira

Pela educação Holistica ! Pela capacidade de ir além ...



Há pilares na educação do agora...
Não há mais espaços para jarros vazios que apenas esperam um conteúdo pronto.Os jarros de depósito acadêmico estão se quebrando, um a um, até mesmo os mais trabalhados. Temos pilares, pilares dóricos, jônicos, com heras e que sustentam eras.Os mesmos pilares que agora são a base para uma nova planície em educação.Solo fértil a meu ver, porque é arado diretamente com as mãos de artesãos, com as maõs daqueles que não apenas preparam a terra mas que conduzem toda a caminhada dos que gostam de se aventurar com o pé no chão, sem medo de sentir pedras, porque sabem que cada pedra pode virar escultura ou que cada pedra esconde em sí o brilho de um diamante.Nesse caso, não pela riqueza material, mas pelo brilho da alma que se reencontra e que encontra no outro, alento !
Os pilares da educação surgem para nos lembrar que, é preciso renovar.Não somente em recursos de alta tecnologia, mesmo porque a tecnlogia também é nociva se posta a outras funções.O renovar nesse contexto nos diz que não nos basta mais e apenas, citações de autores renomados, tampouco o dominio de linguas exóticas. O renovar pede uma lingua universal e essa não está nas cadeiras acadêmicas...
Estamos na era do APRENDER A APRENDER, APRENDER A CONHECER,APRENDER A SER (A principal lição, penso eu) e APRENDER A VIVER JUNTOS.
Essa nova "tarefa"educacional não é apenas feita para discentes.O foco é ainda mais para os DOCENTES, que precisam antes de mais nada largar o apego exacerbado aos diplomas e métodos prontos de ensino. Quando se lida com seres humanos, uma receita pronta é certeza de erro.Seres Humanos tem raízes, histórias, valores e culturas e estas antes de todo e qualquer manual precisam ser consideradas e respeitadas.
Compreender com outros olhos e escrever com novas mãos.Eis a tarefa dos envolvidos na educação.
Hoje a necessidade tem nos levado a uma nova pauta : a presença da EDUCAÇÃO HOLÍSTICA.
A Educação Holística tem como base um novo modo de relação entre o SER HUMANO e o MUNDO.Trata-se de uma visão revista e ampliada diante do COSMOS e da NATUREZA, da SOCIEDADE, do OUTRO e principalmente de SÍ MESMO. Penso ser a educação que promove o reencontro.
Colocar-se de maneira mais ampla, além de paradigmas pré estabelecidos, além de dogmas implantados e alienantes, massantes.Assumir nova postura diante da Ciência e fazendo com que a Ciência tenha "espírito" e não apenas fórmulas : existe se é provado. Nem tudo que é provado, por exemplo, existe de fato.Há coisas que os olhos não enxergam, mas somos capazes de sentir. Mensuração aqui? Penso não caber.
Resgatar a filosofia, motivar o interesse e admiração pela arte, considerar a sabedoria dos povos não apenas como parte de uma História, mas como parte genética, como herança de alma,de jeito, de modo de andar e até mesmo sorrir.Estabelece-se um novo desafio educacional, uma nova forma de trabalhar e elaborar o conhecimento.Exige-se empenho para transmitir, desejo para realizar e diante disso, cronogramas viram rascunho...
O foco é elaborar e não pegar o pronto.Limitar não existe mais.Mediar, problematizar, refletir existe muito.O raciocínio não exige apenas a lógica, exige a capacidade de ligação, de partir do simples ao complexo em um mesmo assunto.
Dentro desse ângulo holístico e educacional, é preciso saber diferenciar uma ABORDAGEM HOLÍSTICA de uma VISÃO HOLÍSTICA.Fica claro é praxis + ação e não planejamento apenas, conteúdo, curriculo.
Uma abordagem holística envolve o uso da reflexão, a leitura, a vivência corporal e mesmo a meditação, envolve o contato. São essas atividades que vão fornecer então ao SER a capacidade de integrar os HEMISFÉRIOS.Aquele que cria, fantasia, sente intuitivamente com aquele que zela pela lógica.Eis que se abrem os portais de uma integração equilibrada e harmoniosa, que se posta em prática, transforma o passivo em uma ação cheia de agentes construtores.
Viver e aprender apenas por condicionamento não nos cabe mais.Viver condicionado limita a capacidade e necessidade de se explorar as nossas constelações de saberes eternos.
Após uma abordagem holística bem edificada o Ser passa a ter a VISÃO HOLÍSTICA que é aquela que vai conceder a visão de um mundo integrado, sem fragmentos puramente isolados.É nesse momento que começam a surgir os novos sujeitos que sabem que o EU é o NÓS e que o NÓS somos eles...
Eles que já foram e aqueles que estão por surgir .
Ao éter que se expanda o HOLOS, porque holos é a integração. Que o Homem simples torne-se o HOMEM COMPOSTO, o homem capaz de ver a beleza que preside a capacidade HUMANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *