sexta-feira

Um jeito nada carnavalesco ...



Tempo engraçado!
Dias que enfatizam a folia,a fantasia,na mesma medida que promovem a pausa de tudo.
Algumas pessoas saem dispostas a tremer o chão de tanto dançar e outras buscam o mais distante esconderijo.
Eu adoro ver as fantasias clássicas: Pierrot,Colombina,Arlequim e a tão sofisticada e maliciosa fantasia de melindrosa.Gosto apenas de ver, mas não participo do grupo carnavalesco, fico na minha torre de concreto aproveitando para curtir doces cenas de filmes ou agitados dias culinários (criar receitas, testar receitas).
Aproveito apenas a doce rima da marchinha "Vou beijar-te agora" (independente de carnaval) já que a rapunzel urbana já jogou as tranças e laçou um lindo príncipe.  
Gosto de simplesmente observar as loucuras de uns e a arte de outros .
Evito os enredos, afinal de contas eles são repetitivos, ficam como ecos insistentes e isso não me atrai em absolutamente nada .
Os desfiles são a expressão de ostentação e eu não gosto.Tem sempre os mesmos personagens e os mesmos passos coreografados.
Não sou contra a alegria proporcionada pelo carnaval, sou contra os excessos promovidos e sempre tem excessos, não adianta. Pessoas enlouquecem e agem como se o último dia da vida fosse o dia da folia .
Evito, neste período os locais badalados e isso inclui até a padaria que normalmente costumo ir (ela se enche de filas o que em dias "normais" não existe ...) .
Ver qualquer coisa na TV se torna um ato de coragem e de abuso mental, para mim quase como um crime contra a capacidade de raciocinar .Eu respeito demais meus pedidos internos e se meu templo ósseo não permite tal profanação, eu atendo com todo carinho !
O DVD trabalha demais nesse período, é ele que me livra do excesso de cores porque embora eu goste das cores, eu gosto delas em nuances mais leves e adequadas ao meu jeito de ser.
Da minha torre eu ouço as batidas de um pequeno carnaval , de bairro mesmo, mas tais batidas logo cessam porque eu prefiro adormecer depois de um dia de produção interna e de sossego .
Meu jeito não é nada carnavalesco , é um jeito bucólico, introspectivo e contemplador.

Como disse certo escrito de Francisco Faus ( achei em um site que cito no fim desta postagem)  a respeito de Guimarães Rosa, concedendo ao mesmo o título de "Transparente Contemplador"

"...Interna-se na contemplação de um mundo em que nada é igual. Uma sensação de riqueza cósmica se experimenta perante cada um dos seus livros. Quer o mundo quer a vida resistem à apreensão e à classificação. Nada pode cristalizar-se em moldes que aprisionem porque, para além das aparências, continua a abrir-se um poço sem fundo."

Engraçado, porque a definição que ele deu de contemplador é exatamente o que penso sobre meu jeito de ser e sobre o jeito de ser de muitas outras pessoas (até das que curtem um badalado carnaval).
Meu jeito nada carnavalesco apenas poetiza o carnaval e talvez seja isso que mantém o universo neste pequeno equilíbrio : os que gostam muito de algo e os que não gostam !
Tenho um jeito nada carnavalesco de ser e não tenho ritmo para batucadas.
Meu ritmo é leve como um mantra e se agita com a sinfonia e a música clássica.
Meu carnaval reside em Veneza e isso não é um jeito esnobe de ser, mas envolve o jeito clássico de sonhar a vida...
Talvez pelas lendas e histórias, um carnaval veneziano me atrai mais .
Que viva a folia para os foliões !
Mas, que permaneça a calmaria aos seres fugitivos desse período conturbado ...
Que exista para ambos consciência .Isso basta .
Meus confetes são aqueles de doce, comestíveis, uma delícia que lembra infância !
Minha serpentina é a linha traçada pela caneta quando escrevo meus devaneios em um rascunho antes da explanação online.
Minha fantasia é um belo pijama ou um vestido leve se o dia incluir sol .
Minha companhia :meu amor e meus amores ,
Meu carnaval tem um jeito nada carnavalesco de ser e ainda assim eu comemoro porque ele dura o ano todo sem o estigma de ser o último dia de vida !


Site de consulta citado na postagem : http://esplanada.org.br/blog-do-ivan/126-joao-guimaraes-rosa-o-transparente-contemplador

2 comentários:

  1. Oii.. O carnaval tem o dom de tirar das pessoas aquilo que está escondido no mais íntimo. É muita alegria e muito exagero. Gostei muito do seu blog e estou seguindo.. Retribui se puder, beijos


    http://meniinalaryssa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, recentemente me tornei seguidor do seu blog, não sei se vc esta segundo o meu, mas caso não esteja e se puder seguir eu agradeço.http://spaceedgarageu.blogspot.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *