terça-feira

A lição da 1ª lata de Toddy


Ontem, na cozinha, eu conversava com minha mãe sobre a embalagem de nescau que está sendo comercializada agora.Eles estão recolocando as estampas das primeiras latas nas latas atuais (aquelas contorcidas e estranhas - risos).Interessante é que, apesar de já conhecer o sabor do nescau, fui degustar o produto só pelo rótulo "novo", da época em que eu era criança.Claro, o gosto continua igual, comum.O que fez a diferença foi que o rótulo deu um ar de novidade e isso é uma estratégia e tanto.Sábia estratégia, eu diria , porque mexe com todos que passaram pelos diversos rótulos do nescau e tomavam o produto pela manhã antes de ir à escola ou no fim da tarde, em um café com a família.
É uma espécie de resgate da infância através de um simples rótulo, porque lembramos dos fatos e momentos.
Gostoso isso !
Minha mãe também acabou viajando no tempo e comentou sobre a dificuldade de tomar um achocolatado na época em que foi criança. Bem diferente de muitos de nós, que tínhamos o produto em casa porque fazia parte da lista de compras, nossos pais tinham o que era necessário , o que não era o caso de achocolatados.
Ela lembrou com tamanha alegria, do dia em que seu tio, após trabalhar muito na colheita, juntou dinheiro e foi para a cidade, onde comprou uma lata de Toddy e voltou correndo para casa, com o objetivo de DIVIDIR aquele sabor e o momento de descoberta.
Pode parecer algo bobo hoje em dia, para muitos, mesmo porque nossa sociedade perdeu em meio ao individualismo, a ação tão importante que é dividir. Porém, é uma ação que nunca deixou de ser necessária e nunca deixou de ser responsabilidade humana.
Além da questão do dividir o mínimo que se tinha, minha mãe apontou ainda a questão da descoberta, da novidade, do encanto pelo momento de estar com quem amamos para um cafézinho,em meio a uma tarde chuvosa para comer algum pedacinho de bolo e jogar conversa fora.A simples lata de Toddy moveu esse encontro e fascinou as crianças que desejavam descobrir o sabor .
A lata de Toddy também proporcionou o uso da criatividade porque eles imaginaram como alguém podia fazer algo tão gostoso!Como que num simples misturar, algo novo surgia ? (leite de chocolate).
Perdemos o interesse pelo simples e até gostamos de novidades, mas apenas até descobrirmos o que é e acumularmos em nossas estantes mais um produto, mais um equipamento tecnológico e tudo isso porque o jornal da loja disse que estava em promoção. 
Não somos movidos pela novidade benéfica que é aquela que estimula a descoberta constante .Não entendemos que o valor escondido em uma descoberta é o de aprender, sempre !
O que adquirimos, raramente envolve o pensamento de ficar entre quem amamos em momentos de conversa ou de sabores adocicados .O que adquirimos envolve apenas o ter e não o ser.
Sabe, fiquei pensando...
Minha mãe guarda com tanto carinho o momento proporcionado pela primeira lata de Toddy e guarda também os valores cedidos naquele momento pela família, que me maravilhei diante disso !
É como se uma lata pudesse conter a mágica da aproximação.
Tomara que as latas de nescau que estão sendo resgatadas, provoquem mais reencontros, observação e aprendizado em todos aqueles que as notarem.
Tomara mesmo, que todos possam viajar para a infância e encontrar a lata com a mágica da aproximação, seja ela de nescau, toddy, atum e até mesmo sardinha ...


Um comentário:

  1. Como dizem algums sábios slogans "Toddy, sabor que alimenta" .. alimenta a alma as vezes e devaneios familiares interessantissimos.

    ResponderExcluir

Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *