sexta-feira

Negligência mágica ou segredo descoberto?




Deixar escapar a oportunidade,não prestar atenção no momento,ignorar o que foi dito,desfazer o feito,derrubar o composto, enrolar o esticado,esticar o simetricamente enrolado...
É assim mesmo.
Todo mundo, o mundo todo, negligencia .
Negligenciar é tão comum que em certas situações, casos graves, tem como parceiro o famoso álibi. Composição esquisita "erro mas tenho um motivo " ou "errei porque estava ...." (ai surge o álibi, exatamente nessa ordem, já que ele dá o final da sentença  cotidiana).
Alibi é aquele que esconde a verdade, ainda que seja verdade o explicado,escrito.
Talvez esconda porque nem tudo pode ser dito.Assim dizem! 
Há coisas que precisam ser descobertas pelo habilidoso mago interno...
Bom, isso não quer dizer que uns sejam melhores que outros, muito pelo contrário, todos são iguais.Uns negligenciam pela mágica e outros pela pura egosagacidade...(termo meu de uma postagem antiga - vide arquivos - egosagacidade autêntica).
Negligenciar também é algo mágico se olharmos profundamente a situação negligenciada.Será que era mesmo tão importante se deixamos "passar" ou será que nós que temos a mania de dar extrema importância a absolutamente tudo, até ao que nos faz mal ?
Gosto de pensar a negligência em tipos: 
A negligência grave que envolve saúde e vida -essa é imperdoável do ponto de vista técnico, porém do ponto de vista divino tudo acaba sendo perdoável.Para uns sim, outros não.Depende sempre de quem e no que esse quem acredita.Ainda nesse caso, entendo que as pessoas erram, não tem jeito de mudar isso justamente pela imperfeição que carregamos (ainda).
Negligência sinalizadora - É aquela que evita que algo errôneo aconteça:você não faz, deixa passar,porque algo ruim e destrutível,totalmente inadequado e ineficaz poderia acontecer lá na frente.Neste caso, ela te indicou um caminho novo, já que diante de uma situação que passa sem ação,outra ação terá de ser criada.Agrada uns, desagrada outros.Novamente faz parte !
Podemos atribuir a essa negligência uma dose de mágica porque ela inverte e reverte, atravessa o tempo e chega antes de você por um motivo que ainda tentamos entender.Tentamos arduamente ...
É a velha história : se não foi talvez não era pra ser.
Espera ai ! Quando digo isso não estou dizendo que devemos nos tornar seres imóveis e conformados, apenas digo que devemos saber diferenciar os acontecimentos, devemos desmembrá-los e ver cada composição .Serve? Não serve?
Ignorar algo destrutivo para nós é salvação, mas esse mesmo algo poderia ser a salvação do outro.Eis a negligência compartilhada.Quem negligencia é você,mas o outro sofre enquanto você se livra ....
É ai que se deve pesar o grau de envolvimento. Até dividir um dose de desconforto pode ser prova de amor já que nem tudo é flor e dia de sol .Negligência aproxima porque exige que os dois encontrem a resolução não feita .No momento de negligência dupla se abraça e até se rí depois .
Não tenho dúvidas que de um jeito ou de outro a negligência é mágica .
Mas, penso sempre  ...
Será que a negligência não nos leva a resposta real? Seria a negligência o caminho para a descoberta do segredo que todos pensam existir? 
O segredo contido no que foi passado,presente e principalmente futuro? 
Negligência é veículo para viagem no tempo?
A física é uma negligência porque apesar de observar,calcular,precisa deixar acontecer para explicar.A química negligência também : remédios, curas,novos produtos, também são frutos de um "deixar passar".O que muda é que trata-se do campo de saberes das negligências observadas e controladas (às vezes elas fogem com todo poder mágico e deixam novamente todos estupefatos com resultados - Bons ou ruins).
Pode ser negligência ficar de cabeça para baixo, já que se pode cair, mas todo mundo deseja tirar o pé do chão...
Pode ser negligência soltar bolhas de sabão já que cada bolha estourada deixa o chão mais liso (é feita de sabão né?  sabão escorrega ).
Pode ser negligência andar descalça no gramado da montanha mais alta.Pode ter formiga, cobra, mas ainda assim liberta e conecta .
Pode ser negligência escolher um caminho desconhecido, mas para saber o que tem, você precisa atravessar e ai quem sabe?
Pode ser negligência andar de guarda-chuva sobre bueiros, a gente nunca sabe se são seguros (ainda mais em SP e cidades afins em dias de chuva - risos).
Tanta coisa pode ser negligência , mas são elas que dão certo aroma adocicado e cítrico a vida multicolorida e maluca que temos .Um Q de desordem é bom...
É uma negligência de nossa parte atribuir apenas fatos ruins à negligência . Nesse caso somos os agentes da negligência destruidora de um saber profundo, porque temos a chata mania de prender em nós o dicionário...  
Nem sei dizer se foi negligência minha ter deixado passar tanto tempo sem poetizar a negligência.Logo eu,que sempre acabo por deixar passar o que me parece nocivo.
Engraçado que a negligência me pareceu tão doce depois desse texto, nada nociva e totalmente reveladora, magicamente encantadora ... 




2 comentários:

  1. Realmente sua forma de descrever a negligência foi esplêndida...obrigada por compartilhar conosco tão doce e esclarecedor poema...bjs flor!!!

    ResponderExcluir
  2. ooi... vi seu blog numa comu do orkut na qual eu sou moderador num topico de seguidores...

    topas uma simples parceria ???

    vc segue meu blog e eu sigo o seu....

    www.festanabahia.com

    tow te seguindo jah... abraços

    ResponderExcluir

Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *