Sou quase sempre uma observadora de acontecimentos.
Tenho uma crítica que me sai pelos poros e descontroladamente atinge a superfície virtual. Tomara que chegue a superfície humana de pele, na retina e naqueles amigos antigos, que muitos esquecem que possuem , os neurônios.
Não que o que eu escreva seja o ápice da inteligência e nem deve ser.O que escrevo é só aquilo que me formiga por dentro e precisa urgentemente ser libertado.
Diante desse hábito de escrever e dessa necessidade de observar e viver com profundidade momentos e deles tirar uma lição ou até um repúdio qualquer, me convém citar o excesso de auto ajuda que se propaga .
É tanta auto ajuda, mas tanta, que parece que o mundo está sendo salvo !
Parece que os problemas estão sendo solucionados, que as pessoas estão compreendendo o termo convivência e bem estar e que principalmente estão adquirindo qualidade de vida.
Lá vem a minha crítica discordar e o pior é que ela resolveu discordar no meio da madrugada , chuvosa e fria.
Na teoria, eu deveria dormir e não discordar e discordar .
Bom, o fato é que o excesso de auto ajuda torna as pessoas chatas .É pronto, falei !
Chatas demais , um horror !
A cada problema que se apresenta, a pessoa corre e compra um livrinho que diz salvar a pátria e levar ao sucesso .
Quando não são os livrinhos, são os métodos . Ah sim, os métodos ...
Métodos que lhe ditam as regrinhas de como agir perante dificuldade e perante os demais .
Não é possível, pessoas confundem a vida com um bolo.
É ... um bolo !
Pegam uma receitinha e aplicam em tudo.
Não é ruim ter um pensamento otimista, mas viver apenas pensando e se fazendo de modelo de sucesso porque se usa uma regrinha é tão... tão limitado .
Digo limitado, porque eu confio no ser humano a ponto de compreender que ele pode ir além dessas paredes e com sua personalidade, com sua habilidade, diálogo e demais especialidades resolver não apenas problemas, mas propôr soluções.
Claro que precisamos de ajuda, mas não precisamos responder a tudo com uma frase pronta de um guru qualquer.
Parece que as pessoas estão perdendo a capacidade de agir pelo que sabem e passam a agir pelo que alguém dita como único e correto e ai, quando não conseguem, mudam drasticamente de guru ou modelo de conduta .Ficam mais chatas ainda : " Agora sigo esse método, porque o outro era fraco".
Ah e tem as etapas, níveis de auto realização . Chatos , tudo chato !
As fãs ou fãs de auto ajuda, passam então a dizer: " Ahh agora estou no nível tal e sou um ser humano melhor, já posso lidar com tais problemas ".
Oras ! Todos nós sempre podemos lidar com todos os problemas !
Seguem assim a vida. Dentro de etapas chatas, montadas por gente que certamente ganha dinheiro com isso ( isso sim é auto ajuda rs).
A cada etapa, não se pensa de fato no problema e muito menos se busca resolução. O que temos é um show de belas palavras , e é só isso.
Fazem uma maquiagem em suas sensações e em sua rotina para poder pertencer a um grupo de " Seres Socialmente Equilibrados".
O que assusta em quem segue a risca a auto ajuda, é o PITI .
Sim, o PITI.
Coloquei o mesmo como Processo Interno de Transtorno e Irritabilidade ( Risos meus).
Sabe por que?
Porque pessoas passam as vidinhas delas seguindo os modelos de sucesso para solução de problemas e quando verificam que tal modelo não resolveu o problema, que só disfarçou e que a vida passou sem aquela explosão, ficam malucas ... doidas, doidas ! Gritam, esperneiam e saem por ai emanando todos os capetas que existem .
PITIS normais a gente aguenta, agora PITIS de gente que sempre tem uma frase conformista é uma coisa monstruosa .
Prefiro me inconformar diante dos problemas, brigar, resolver eles ali, enquanto estão em ebulição, do que fingir que um sorriso conserta tudo . Um sorriso faz bem, mas pode acontecer melhor, depois de uma boa conversa e resolução.
Outra coisa é que essas pessoas que seguem a risca a auto ajuda, sentem-se no direito de de superioridade, sentem-se melhores perante aos demais ( na maioria das vezes ), só porque apresentam aquele conselho ameno, por exemplo, em meio a uma rotina de trabalho e aí conquistam "amigos" .O que essas pessoas não enxergam é que elas são chatas .
Chatas e enjoam, enjoam igualzinho aquele doce que é muito doce e tem hora que você não quer mais.
Pessoas práticas não gostam de pessoas que adiam coisas com frases de bem viver.
Pessoas práticas gostam de pessoas que agem com otimismo, porém não escondem o que sentem ou ignoram um problema em nome de um método.
Eu sou assim, explodo e resolvo e detesto quem fica querendo me enjoar com seus métodos repetitivos de boa conduta.
Uma conduta boa é a que permite viver de verdade. Sofrer, sorrir ...
Uma conduta boa, te faz ter amigos pelo que se é de verdade e não por convenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expus meu devaneio , exponha o que achou ? Um beijo na alma *