quinta-feira

To moldando um estrela...



Colhi o material cru, opaco, preso a fonte natural , entre a raiz , entre a poeira do chão. Com tudo nas mãos, comecei o duro trabalho de separar em partes e por composição cada reino .
Conforme a textura percebi a intensidade , conforme o aroma a profundidade .Se algo se desmanchava ao tocar, logo entendi que era necessário sutileza e se algo resistia ao movimento, era então necessário tentar e tentar, adaptar e descobrir como o elemento alterar.
Com impressões e opções na mão , fiz um desenho de esboço , acendi o fogo, abri a janela , esperei anoitecer pra ser guiada pelo mapa celeste .
Com a pureza da água limpei cada matéria , com a força do vento as deixei secar , com a capacidade do fogo pude não apenas enxergar , mas também purificar aquilo que precisava ser transformado. Com a estabilidade da terra, pude fincar e preencher espaços.Cultivei então. Semente primeiro, planta , árvore e criação.
Diante das horas, quando o sol começava a despontar, pus na obra, de olhos fechados, o sopro do espírito .
Com o sol em intensidade percebi como nasce toda e qualquer capacidade interna : pela necessidade, pela intuição, pela inspiração exposta no éter .
Toda a obra visível , feita na madrugada foi posta em descanso até outra jornada .
Eis que ela se inicia , novamente ao anoitecer .
Levada a um espaço sagrado aparei a ponta que ficou, com instrumentos certos eu moldei, trabalhei e transformei em escultura . Ela ainda assim se mantém semi- pronta porque é parte Criador e a própria criatura .Ambos sempre em mutação.
Minha obra fica guardada sem redomas , fica exposta no centro de um arco para então ser sempre alterada , recomposta , decomposta , expandida, dividida, organizada .
Cada um que passa por ela ,lhe concede uma nova observação , mas somente quando o dono da obra deseja é que há verdadeira modificação.Questão de abrir as portas para facilitar a jornada ...
Não basta o que vem de fora , nem o que diz o outro .Se dentro da obra não tiver uma alma intensa , capaz de ser flexível e de se adaptar, não há verdade dita que lhe possa lapidar.
Somos um feito que é feito , uma idéia original que foi fragmentada .Essa verdade é a sagrada , que vive sendo buscada !
Como um vitral , minha obra não deseja apenas conceder beleza, mas ser meio e canal de luz, aos que também colhem seus pedaços em meio a este imenso Universo .
O final da minha obra  ?
Penso não ter final ...
To moldando uma estrela que prefere por aqui ficar .Cada um que passa por ela também pode brilhar .A mesma estrela que brilha também se acende com a estrela irmã , que da mesma forma tem sido moldada , atualmente , pelas mãos de artesãs ...


domingo

Ele me disse que pela primeira vez VIU o silêncio !



Interessante como a vida nos concede a sabedoria diária.
Mais interessante é estar atento aos que se aproximam de nós e porque se aproximam de nós.
Uma pessoa, simples ou não, viajada ou não, tem consigo tanta riqueza , tanta sabedoria e parte de nós mesmo antes de nos conhecer .A aproximação encaixa mais uma peça em nossa missão terrestre . Somos um quebra - cabeças Universal , somos inacabados , porém capazes de entender isso e atrair elementos de melhoria . Uma paleta de cores fica exposta e a gente escolhe de que cor deseja compor a aura .
Uma pessoa é cor , é luz, é enigma , é sentimento, valor e história .Somos histórias e compomos a história do outro .
Tenho conseguido compreender o conceito de amplitude e extensão na prática e da forma mais gostosa que existe : ao ouvir o outro e aprender com o outro.
A retina de um irmão universal é a mesma retina que tenho e é por ela que juntos enxergamos a vida visível e porque não dizer invisível .
Não imaginava que um lugar que pra mim era o nada , poderia ser o tudo !
Ele me disse que a cor do gelo visto determinava a idade , o tempo. Penso que somos iguais : nossa luz se intensifica com a simplicidade e quando aprendemos a contemplar em silêncio e contemplar o silêncio !
Quanto mais exercitamos isso , mais nos transformamos em luz e a vida começa a tomar a cor que desejamos .O tempo deixa de ser vilão e passa a ser movimento .Esse treino exige um estar diferenciado,não "estando" , exige paciência.O gelo , Iceberg conta sua história assim ... Ele escolheu o azul .Quanto mais vivido, mais azul.
Ele me disse ainda que nosso tamanho é mínimo diante desse "nada" e ali compreendemos que o Universo é bem maior que tudo aquilo que o livro e o satélite nos disse. Acredito que só o sentir ensina .Ele sentiu isso e eu entendi que é isso que faz crescer, ficar amplo, e ter grandiosidade .
O primeiro passo é entender nossa limitação para depois transpor a barreira , o primeiro passo é saber que o nosso papel por mais que pareça mínimo é amplo !E que , acima de tudo não somos maiores que o outro .
Ele disse também que uma bandeira em alguns casos limita, mas que no nada ela pouco representa . A amizade quebra a barreira da língua .Não importa onde nasceu e nem de onde veio. A fonte é a mesma e no nada isso vale tudo !
O que mais me fascinou é a confirmação de que é pela observação que aprendemos e passamos a compreender o organismo que nos mantém vivos .Não uma observação nula , por observar , mas a observação detalhada , do movimento, da posição do sol e da lua . Uma observação plena em cuidados porque as estrelas guiam o que a tecnologia não pode nos contar.
Mas ele me disse que pela primeira vez VIU o silêncio e eu mergulhei nesta expressão .
Ver o silêncio é ver o som mais lindo do mundo e que ali,pelo relato, era o gelo se compondo ou decompondo , ver o silêncio acredito eu, é enxergar a alma das coisas , é ver a vibração , o átomo e entender que se mergulha no infinito se quisermos .
Ele viu o silêncio e eu vi nele a sabedoria que jamais havia encontrado em livros ...
Obrigada Irmão Universal que me concedeu proporção de tempo, tamanho, amplitude , tudo, nada , cor , som e principalmente LUZ !

*Dedicado ao Comte Waldir da Costa Freitas  - Comte de  06 expedições à antártica a bordo do navio oceanográfico Professor Besnard, e que em grandes conversas me faz ver o mundo de outra forma !

No meu mundo tem ...



O meu mundo não fica distante , não exige senha de acesso, não exige conceitos renomados , nem trajes ornamentados .O meu mundo é o mundo de todos .Existe bem atrás do véu , da retina .Fica no centro do coração .
Uma enorme área , devidamente composta em cores e luz.
Cortinas são sustentadas por anjos , o piso criado para passos largos, curtos, para brincadeira de amarelinha , para simplesmente equilibrar e conceder apoio.Mas não para manter firme porque esse mesmo piso vibra e faz cada um dos presentes dançar.
O meu espaço tem escadas em espiral , presas no centro por uma coluna dourada, trabalhada em flores trazidas por borboletas e fadas .
Cada degrau remete a uma fase que tem em sí todas as outras .Parecem capítulos que complementam um livro sagrado. As histórias permitem visões, audições, permitem sentir o tempo na pele , o cheiro que flutua no ar. Para chegar ao topo é preciso certa ousadia , esforço e silêncio, porque já disseram que o bem não faz barulho e eu creio nisso.Eis porque os passos dados são livres e conforme o ritmo , mas apenas abertos aos pés que não possuem medo do andar descalço.
O teto de meu mundo é o infinito. Ornamentado de estrelas , de outras Terras distantes habitadas .
Há desenhos e mapas em cada canto, para que a convivência não se limite a rotina , mas seja conduzida pela intensa busca e descoberta e pela importância do guiar.
A mão que desvenda uma estrela apoia os que ainda não acostumaram com a perda da gravidade . Este espaço exige condição de flutuar sem medo .Um treino sem asas ...
A música tocada surge de flautas , violinos e coro .As vozes são oriundas de todos os lados e de todas as bocas .
Há sorrisos por todo canto e abraço apertado como cumprimento principal .
Tem arco -íris , chuva , sol e luar .
Você mesmo escolhe em que estação deseja ficar.
Flores brotam a cada segundo ,  mãos cultivam jardins suspensos nesse mesmo espaço .
Uma árvore faz despencar frutos saborosos , originais .
Da mesma árvore corre a seiva que energiza e vivifica.
Há barro para moldar , pedras para montar esculturas .
Tecidos leves voam , rios correm , pássaros cantam.
A justiça no meu mundo não tem vendas , ela equilibra porque enxerga cada detalhe .
No meu mundo tem tanta coisa invisível que somente as almas que permitem extensão conseguem ver.



sábado

Composição da feiúra


É engraçado, mas tudo é composição.
Uma coisa é formada de tantas outras coisas.Elementos elementais .
Fatos Sagrados e profanos tem em sí uma certa mistura alquímica e como toda e qualquer mistura, a dose excessiva transforma algo em coisa.
Pessoas são feitas de elementos invisíveis.Eu diria em uns 70% porque o que nos move é a intensidade interna ocasionada pelo trepidar da alma e nem tanto o maquinária dos nervos emaranhados.Os nervos emaranhados e músculos tensos aparecem depois da ação do invisível .
Primeiro é preciso não ser nada para então se transformar em alguma composição.
Fatos aconteceram e me fizeram pensar sobre o que é a feiúra .
Feiúra não é fisica . A feiúra vem de dentro.Uma espécie de ignorância social celeste abstrata do Eu Sou *
Parece complicado, mas não é .
Percebam que (assim como disse Socrátes) o mal nasce da ignorância e o mal é a própria ignorância. Você age porque não sabe e as vezes sabe e não age porque prefere a omissão .O mal traz acoplado sentimentos de inquietação e frustração com algo interno e jamais com o que está fora e é justamente isso que os Homens não entendem!
O que te aprisiona vem de dentro e o teu julgamento é cego. Como julgar se nem mesmo sabes o que há dentro de sí ? Um espelho relfete somente a face externa , mas tente fechar os olhos e perceber a cor que tens por dentro . Pelo menos nota alguma cor?
Essa é a fase da ignorância social : Não sabes quem é , nem onde está inserido, tampouco o que deves fazer.Como então podes dizer o que o outro é e o que ele "não sabe " fazer ?
As pessoas se perdem porque não sabem se encontrar .Preferem ficar dispersas , antenadas ao lado obscuro do outro como sombras ou tentam obscurecer o rosto que está em luz.
Isso é mais a ignorância que a própria maldade.
Já a ignorância celeste é a falta do sentido de missão, de entendimento do que é a vida e da condição que gera e gerou a vida . Falta consciência do aspecto eterno da alma, do sentido de Criação e Criatura e principalmente da finitude da vida para os que exercitam apenas a melancolia e a intriga .Imortalidade é coisa de alma leve e intensa diante do que é bom .Ser imortal é condição dada , porém não lida.É Como um pacote de presente deixado de canto ...
A ignorância abstrata é aquela que tende a crescer pelo senso comum: Se todos acham isso eu também acho! Você vê um emaranhado de idéias e valores errôneos e concorda com eles sem ao menos conhecer o objeto alvo de julgamento.
Pronto ! Eis que nascem artistas assim .
Todos se reúnem ao lado de versos tristes e da distância .A melodia é agressiva e a cor da obra acinzentada.
Mas o que mais nasce de toda essa bobagem é a erva daninha da feiúra.
Composta de enganos , de armadilhas , de choros e dor .
A composição da feiúra é complicada , implica equação e análise ,porque os que dançam ou consomem desta fonte não passam de cegos sem vendas. Cegos pela ignorância , cegos pelo excesso de luz emanada do outro .
Tentar ver suavidade e exercitar a aproximação dói , mas não mata ninguém .

sexta-feira

Cântico de mansidão


Que o sol desperte sempre no centro do coração e que exponha tranquilidade, que aqueça com a chama trina todos aqueles que diante de mim passam e todos que ainda não passaram mas passarão.
Que o mesmo sol com seus raios traga para perto um horizonte de realizações possíveis e que estas sejam simples ,porque da simplicidade nasce verdade e beleza.
Que minhas mãos toquem o infinito pela particula que voa pelo cone de luz e que pela partícula se amplie a consciência de que há movimento na pausa e som no silêncio.
Que pelo diálogo a resposta seja dada e que a resposta só venha para o bem e na justa medida .
Que esse mesmo diálogo seja interno, simples , para então, depois ser composto e decomposto em vozes porque cada voz diante do tema expõe musicalidade e notas de harmonia .Que pelo diálogo se mantenha a partitura da maestria celeste e sagrada.
Que não seja difícil nem fácil, que não seja penoso nem suave ,que apenas seja para que se possa Ser.
Que os ouvidos captem sussurros e que estes sussurros entoem no formato de mantra uma sagrada oração e que minha boca possa posteriormente expandir aos que desejem ouvir a palavra dada.
Que haja escuridão para que haja luz e que haja tremores para manter a estabilidade .
Que a estabilidade não seja comodismo , mas sim plataforma de criação .
Que cada criação promova mutliplicadores do bem e que o bem não seja cego ou apenas caridoso.Que seja acima de tudo guia para a verdade contida , incontida pelo tamanho da aura.
Que haja mansidão mas que ainda assim haja ação.
Que a ação seja de todos , sem fanatismo, controle ou tortura.
Que uma ação seja apenas construção e reencontro entre Criador Criatura.
Que seja Unidade cada qual com particularidades e que cada particularidade não se torne dispersão , mas princípio de evolução.
Que tudo possa ser lido, decodificado pelos olhos com clarão da lua e pelos olhos ardentes de sol.
Que as mãos possam ser operárias da Obra Planetária do crescer  .
Que dimensões se encontrem se isso representar renascer.
Que seja um cântico ou poema , mas que remeta à mansidão , para que diante da vida , verdadeiramente existam Irmãos .
Que seja abraço, além do compasso .
Que seja esperança além da palavra,
Que seja verdade pela Unidade e nada mais !

quinta-feira

A árvore do meu jardim



A árvore do meu jardim teve frutos um dia e foi guardada pelo anjos .
O meu jardim foi suspenso porque desejei me aventurar .
Fiquei observando o jardim da redoma . Eu estava na redoma com os demais porque ainda não podia voar , tampouco voltar. Desaprendi a verdade porque oculta se tornou. Ficou oculta porque me ceguei com o que eu não sou.
A epiderme que ganhei me fez ter frio e mesmo calor, senti medo e vergonha mas ainda assim lembrava do Amor .Lembro deste amor porque em mim a fonte está .Sob pedras de idéias errôneas e sob falsas ilusões .Não sei o que sou , de onde vim, pra onde vou . São as dúvidas que nos cercam a cada pôr do sol, a cada amanhecer . Uma resposta perdida na estrela distante ?
Talvez a resposta fique mesmo dentro do coração, sob a câmara que oculta o meu fogo sagrado, a verdade atingível porém pouco procurada.
É uma busca em livros, pensadores, grandes idéias e grandes autores para saber o que fazer, para saber como transcender a parede de cristal que separa vida ilusória e imortalidade real .
Uma descoberta foi feita sem uma grande biografia , percebi quea redoma eu mesma coloco e todos os dias !
A árvore do meu jardim tem terreno fértil , em atividade está , não há tempo certo para retornar .Meu jardim é aberto, basta apenas regressar , quando quero , com jeito certo.Basta em Luz se trabalhar. 
Um mapa da cabeça aos pés , em nós estampado está .Seguir as pistas sopradas ao vento, a mensagem da estrela  , a oração certa , o silêncio oportuno e a intuição desejada.
Pelas cores em harmonia e corretamente colocadas, pela energia que gira e percorre minha imensidão , pelos nomes de Deus que emano em oração...

quarta-feira

In - Pressionados


Uma pessoa é um invólucro que guarda tanta coisa, que guarda uma imensidão de ligações, encaixes, que guarda líquido, guarda principalmente funções . Uma cápsula de idéias, uma bomba cheia de energia, um envelope de segredos, uma caixa de surpresas.
Há festa dentro de nós, há uma sinergia inabálavel mesmo que em dado momento a fiação rompa, o encaixe solte , as funções se acumulem .Depois da grande desestruturação eis que novamente as coisas internas seguem o rumo do ir e vir constante.
Esse ir e vir nos faz interpretar do lado de fora, papéis .Nos motiva à caretas, sorrisos, intensas gargalhadas, alterações de voz, abrir e fechar de olhos ...
Esse mesmo ir e vir produz em nós a necessidade da criação ainda que esta seja material (digo isso porque gosto mais das criações invisíveis, chamadas de milagre) .
Muitas vezes há um confronto interno gigantesco ! Ficamos irritados, contrariados, sentimos dor , ficamos sem ação ou cheios de ações errôneas, questionamos tudo, nos invocamos se questionados...
Os pensamentos batem com a realidade , o sentimento bom parece que evapora pelos poros e nos deixa com impressão de que tudo que temos dentro é confusão. Puro engano e cegueira .
São períodos , épocas que de uma forma ou de outra precisamos passar. Seguimos etapas e a preparação para uma próxima fase por vezes necessita ser feita pela pressão.
De pessoas impressionadas com nossas capacidades passamos a pessoas IN-PRESSIONADAS.
A sensação de que tudo que há dentro vai explodir e devastar o que está fora ou que tudo que há dentro vai nos esmagar tanto, tanto, que viraremos um emaranhado, fragmento ainda menor do que já somos.
In - pressionados passamos horas comerciais, horas familiares e horas de solidão , a que eu diria , nestes casos ser a mais importante e digna de atenção. E por que? Porque é justamento quando estamos sós é que somos capazes de reanimar o espírito porque de nada adianta se embrenhar na multidão para esquecer a lição de casa de se rever, de desfazer nós que na maioria das vezes nós criamos pela intensa mania que temos de deixar a mente dominar .A mente mente para nós se deixarmos .É necessário cuidado e estratégia de uso.
Uma mente pode ser incrivelmente útil  como pode ser incrivelmente destrutiva .Como estão encaixados os seus "fios" internos ?
É por isso que no estar só quando estamos In-pressionados , precisamos deixar a intuição nos dizer calmamente que coordenadas do vento anotar. Arrumar a linha que segura boas idéias , porque muitas vezes ela tende a se desgastar.Trocar valores diante das situações caso isso represente melhoria e bem . Respirar e respirar para que o ar possa purificar pulmões e varrer a poeira que nos tapa sentimentos .
Se você fica In- pressionado com frequência pode estar se deixando IMPRESSIONAR demais por tudo que acontece a sua volta ou pior ainda, pode se estar deixando levar pela IMPRESSÃO alheia ou pela PRESSÃO desnecessária oriunda do fantasioso mundo terreste e material.
Um outro problema é deixar de se impressionar pela beleza e pela simplicidade , achando que impressionante é só aquilo composto de ouro ou pompas.
Impressionante mesmo é sentir-se em silêncio.Sentir cada batida do coração e espalhar a mão pelo resto do corpo para entender que até no pé sua batida está e esperando ser sentida .
In - pressionado para mudar é um estado normal , porém se você mudar e acima de tudo compreender que da mesma forma que se impressiona você pressiona  e impressiona os demais com atitudes de ser, já terá aprendido uma valiosa lição .Não ter medo de deixar sair o que precisa sair e deixar entrar o que causa harmonia alivia a alma.Muitas vezes trata-se de só uma charada sagrada a ser desvendada.Eis o motivo de estar In pressionado.Necessário então é : Silenciar.
Impressione- se diante da vida , mas não se In- pressione diante do nada que não lhe possa representar o Tudo contido em você.

segunda-feira

Olhai os Lírios da calçada mesmo ...



Exposto num balde, na floreira, no vaso da externa prateleira fica o lírio rosa a dizer em silêncio: Que sejamos agentes de constante beleza.
Todos os dias a mão substitui um lírio e este imperceptivelmente continua, apesar de diferente, a demonstrar a igualdade de cada Ser que ali passa. Para o lírio tanto faz se passa a pé ou de carro, se é passaro voando ou abelha zunindo. Todos em absoluto são iguais e todos estão expostos à beleza.
O que muda é quem a enxerga e entende que beleza não é a escultura moldada de um corpo, nem o rosto mais maquiado, tampouco o braço mais "sarado".Beleza também não tem nada a ver com a roupa que vestes ou com o sapato que calça.
Beleza é virtude que vem impregnada na alma, na retina, produzida na célula que a cada momento se renova.
Beleza é uma condição de permanecer suave no tempo e compreender que o que acontece neste tempo, ainda que seja "supostamente" feio, tem um motivo. Um acontecimento te faz mudar, te acrescenta ou te faz deixar. Tanto faz. Essa dualidade é beleza, porque quando alguma opção é feita outras coisas estranhamente sinérgicas começam a acontecer dentro de nós e a interferir fora de nós . Somos cristais em dia de sol .Refletimos cores e raios de luz. Um raio consegue atingir os mais escondidos espaços e na amplitude a luz chega a cegar. A beleza está ai nesse constante ato de emanar.
Beleza é alquimia interna. Você pega tudo que há de bom com mais um pouco de melhor e pitadas de erro e mexe no turbilhão de pensamentos , bombeia pelo coração e pronto : temos uma ação capaz de desenvolver mais agentes de paz.
Os lírios são assim, embora ali, no balde pareçam estáticos, esperam na verdade um olhar de contemplação e doçura. Todos os dias há lírios pelas calçadas dizendo em silêncio "preserve a beleza e a ternura".Mesmo que existam nuances e cores diferentes,o lírio sagrado pela beleza é o mesmo que te sorri aberto.
Pela calçada há lírios no balde que fazem essa magia de sentir beleza acontecer e nos campos há lírios para os que sabem entre eles correr.
Lhe disseram um dia : Olhai os lírios do campo (para ver beleza) e você usou a desculpa de morar em um centro urbano!
Então lhe digo neste momento: Olhai os lírios da calçada mesmo ( agora não podes mais fugir...)

domingo

Ah gente ! Desenrola ...



Assumir posturas problemáticas diante do nada tem sido um hábito , um comportamento cada vez mais frequente. Parece que ser enrolado, ocupado, estressado, sério, dono, chefe, mandão é algo que caracteriza sabedoria. Ledo engano.Esses comportamentos estão mais para um lado doentio, necessitado de ajuda que um lado inteligente de viver a vida.
Um trabalho, uma ocupação traz consigo seriedade e problemas , isso é certo como chuva de verão.Mas, criar problemas diante da simplicidade ou criar confusões para dizer que há uma ação, já se trata de absurdo, de visão limitada diante do fato de que : Somos Seres de Possibilidades .Há possibilidade e se podemos escolher as mais suaves e melhores porque se pendurar na âncora que afunda e não em asas?
Ter asas não é viver disperso, é estar preparado para deixar um terremoto quando necessário, é ter o dom de suavizar as coisas no momento certo.
A rotina consome , mas é consumido aquele que não sabe ver a poiesis.
A obra que se constrói na vida é arte e não há arte que faça mal. Tolice pensar que ser arteiro é ser desordeiro, que ser arteiro é sinal de perigo. Ninguém está aqui neste plano para ser infeliz , mas para aprender .Infelicidade é estado daqueles que gostam dos bombardeios de intrigas . Construir trincheiras é necessário. Não me refiro à barreiras no coração, me refiro a trincheiras feitas com sacos e sacos cheios de reflexão para então entender se o que vem é de fato problema ou é a amostra de um novo caminho que será necessário seguir.
Avaliar atitudes e palavras faz de todos nós grandes sábios e isso não considera nossas graduações. Uma graduação é um degrau de entendimento diante dos mesmos assuntos vistos na pré escola sabia? O que difere é a linguagem utilizada, o estudo aprofundando em termos técnicos. De nada adianta viver só do que foi feito, se vangloriar da dificuldade vencida e estacionar diante da capacidade de mudança.
Se houve um enrosco no percurso, desenrole !
Dsenrolar só exige calma e mãos em artesanato, mãos em sincronia .
Não crie fatos onde não há, não invente problemas apenas para dizer que você é responsável por tudo e entenda acima de tudo que ninguém vive só ou sabe tudo. O outro ensina, adiciona e completa se assim for permitido.
Quem se fecha no próprio novelo porque acredita que sua linha é mais forte acaba no cesto de palha e vira brinquedo de gato que com suas patas desenrola da forma mais doída: pela violência do sentir.
Ah gente! desenrole a cada amanhecer. Não promova nada que conceda  nó.Promova linhas de sustentabilidade e de ligação, não importando a cor, a idade, a experiência ou o titulo.Afinal de contas vivemos em uma malha feita de um único fio, cujo dono do novelo nos dá habilidades suficientes para mantê-lo organizado. Cabe a nós usar habilidades em sentido de bondade e superação.
Ah gente ! Desenrola e deixa a linha da vida, até mesmo refletida na palma da mão, correr suave.

sábado

Essa moça e a declaração dos tempos idos e vindos


Percebi como ponteiro do relógio girou rápido !
Aos 15 anos quis a valsa eternizada, o sapato rosa . Aos 21 a profissão formada e ao acordar aos 25 tomou conta a expressão desesperada de que era hora de sair pra trabalhar .Com os 30 veio a mulher de pasta na mão com pensamento em ação e a criatividade exposta num éter de composições abstratas, tingidas de púrpura e sustentadas por duas colunas , neste caso, pratas de um bordado scarpin.
Um terno alinhado contornando a cintura, a maquiagem contida para encarar um dia todo de desventuras e aventuras em série. Reuniões, debates, propostas, opções, digitações, emails a mil , toques de ramal, celular e mensagens instantâneas.
O tempo ido formou essa moça que declara agora vitórias , derrotas e descobertas.
Essa moça que hoje passa com olhos de entendimento porque ganha mais um degrau aos 30 já pisados.Sim, cada idade um degrau , como não? 31 anos de movimento no universo.
Usa a assinatura que dá a responsabilidade mas que reflete traços de um desenho infantil ou um coração feito na mais tenra mocidade.
O tempo ido que levou consigo amigos e o tempo vindo que acrescentou qualidade.
Experiências que formaram a moça que se nega a perder sonhos, mas que atenta em manter os pés no chão se preciso for para defender sua torre construção, seu castelo que mesmo feito com algumas doses de ilusão jamais irá desmoronar.
Entre tijolos o elo que mantém é o amor .Amor que aprendeu a sentir independente de estar do lado. Amor é transcendental e não necessita de elementos tangíveis. Se engrandece com a presença , mas cresce com a sabedoria de se manter vivo apesar da paisagem .
A esta moça não importa a idade , mas o que a idade tem concedido : Plenitude em fazer, abertura a ousadia de criar e sossego para a alma que entre tantas aventuras acabou de encontrar o refúgio .
Esse refúgio fica entre as estrelas , decorado com anjos dourados que mantém pelas asas a linha que só tece sorrisos e é diante desta descoberta sobre a infinitude que temos num plano universal que essa moça celebra .Celebra porque o que perde tempo em reclamar já deixou de viver faz tempo, independente da idade.O relógio dessa moça quebrou porque não se deve contar o tempo e sim viver a tempo .
Viver a tempo é gargalhar alto e sem medo de censura , é pintar um rosto engraçado só porque deu vontade de brincar diante do espelho. É abraçar apertado o amigo e encher de beijo cada rosto encontrado.É ainda fazer careta do carro, dançar no teto ou na sala sem pensar nos olhares do vizinho. Viver a tempo pede estrela na areia da praia e palavras de atitude que enfrentam palavras de controle insano. Viver a tempo é não apenas soprar a velinha porque é tradição.Viver a tempo é acender velas aromatizadas que boiam na água num momento emoção.É chorar sem receio e ficar em prantos para desabafar , é cantar alto a música brega e tirar um desconhecido pra dançar. É dar bom dia ao estranho que insiste em te ignorar .
Viver a tempo é ler tudo que pega , romance, ficção, poema e dali um conceito bonito formar . É alongar o corpo em direção ao sol e da mesma forma , diante da lua se emocionar.
Tanto faz a idade, o padrão , a postura .O que vale mesmo é crescer dentro de intensas loucuras para então poder discernir o que vale a pena ou não. Mas para essa moça tudo vale a pena. Disse o poeta que isso vale quando a alma não é pequena !
Claro, que essa moça acha difícil conviver às vezes, porque tem uma alma que se nega a ser estreita.Almas para essa moça foram feitas pra desvendar magias!
Viver é coisa de alma agitada que se embala no ritmo e voa no vento da eterna aventura que é crescer , viver é coisa de quem se permite e permite ao outro aproximação.
Os tempos idos e vindos são os capítulos , mas esta moça é que escreveu toda a história e ainda pensa em colocar gravuras !

Porque a vida é festa e eu desejo comemoração!


Festa em tudo, todo dia porque há vida e na vida toda e suficiente alegria .
Porque se minha ousadia me permite escrever palavras sem "padrão" é porque em mim bate mais que oração, tem festival de cores, circo e cambalhota.
Tem dia de cinema com pipoca , de lua com clarão e de estrela cadente que cai na palma da mão.
Por que e como ?
Porque eu desejei e sonhei sem planos demarcados, sonhei por sonhar um plano atirado no espaço tempo, temporal de sensações .
Amassei a planilha e picotei com as mãos o caléndário, porque os meus dias , ora ! Meus dias eu mesmo faço.
A gente sente o tempo passar mas só pega o ranço do tempo se pela porta deixar entrar.
A gente mantém a postura , mas melhor é se jogar de qualquer altura, pular no sofá em pleno colchão.
Laçar corações , mandar beijos com as mãos , acenar de longe , piscar delicado.
Todo e qualquer gostoso gesto ousado !
Porque a vida é festa e eu desejo comemoração, seja de dia de noite, há que existir sensação.
Sensação de saudade, de coragem, sensação até mesmo de certa maldade , por que não? Ninguém é bom o tempo todo, mas ainda assim é bom de coração.
Com confeti , serpentina, purpurina e balão.
Fogos de artíficio, música alta ou suave canção,
Não importa !
A vida é festa e eu desejo comemoração.

quarta-feira

A vida é uma provocação ...



Sempre digo : a vida é uma provocação .
Ela envolve saltos loucos diante de abismos, mas só diante de abismos temos acesso à grandes paisagens.
A vida é trançada em cordas presas nas nuvens e como loucura de selva nos lançamos de lado, de frente , de costas .Quer dizer, alguns se lançam porque sentem essa necessidade de voar, de voltar a ser criança que se expande num balancê.
Corremos desengonçados da chuva com vento,enfrentando a chuva com vento para chegar .A vida te provoca com o clima que esquenta e esfria. Te prova com a tempestade , com o calor insano de um dia de verão que te faz arrancar roupas e junto com elas , despir a alma...
A provocação avança quando se trata de sentimentos . Você se alegra , gargalha, sente medo depois , fica corajoso do dia pra noite, decide, manda, desmanda, conversa, cala . Somos a própria bússola desregulada, a ampulheta que vira pela mão do Louco , o pêndulo do relógio antigo que nunca pára .A Luz da candeia na mão do Guia.
A vida é provocação! Da mesma forma que você espalha um doce cheiro e sabor no corpo para despertar o o outro que te deseja , você espalha idéias ousadas diante de temas, idéias surpresas, imediatas .Espalha as cores em uma espécie de paleta .Essas cores escorrem como a lágrima da vitória ou da tristeza e pintam a grandiosa obra na tela invisível.
É , a vida é provocação quando você beija de olho fechado e no meio do beijo se espanta com o olho do outro aberto ...
Você pensa : O que ele está olhando?
Afinal de contas , a vida nos faz sim perder o juízo e ai começamos a observar os outros ângulos de cada coisa , da cada momento e gesto.
A vida é uma provocação porque acima de tudo pede, implora por uma ação todos os dias , a  cada amanhecer .
Provocar a vida de mini saia, salto alto faz parte da rotina mais deliciosa que é caminhar pela calçada com passos largos e firmes e sem medo do tropeção.
A vida é uma provocação sexy porque não há nada neste Universo que não seja composto de malícia .Não malícia de maldade, mas malícia que te sacode a aura e a faz brilhar em cores . Se não pela malícia do sentir que seja pela pura necessidade de provocar. Mais e mais !

Em afeto e com afeto



Com afeto sim eu me rendo ao carinho concedido , porque antes sentir com a alma que ficar a deriva, com medo da onda .
Um afeto envolve a gente , adoça e motiva nossas ações .
Nem sempre um afeto é afetivo , pode ser um afeto de generosidade , de envolvimento pela vida em irmandade , pela vida em gratidão.
Com carinho e com afeto adoçamos a existência , criamos laços eternos com pessoas que em algum momento já nos amaram e agora, acredito eu, nos encontraram para amar  ainda mais .Seja amante, seja amigo, mas que seja em amor.
Tenho essa habilidade de criar afetos sem que eu os planeje e é isso que faz o sorriso ser espontâneo , porque cada dia é uma doce surpresa como um torrão de açúcar que completa o chá. Mas, desde que o chá seja de maçã ou baunilha .
Cultivo meus afetos como quem cultiva a rosa na cantoneira , como quem cultiva sabores na horta , pomar.Como quem espalha gotas de amendoas pelo corpo só para provocar.
Meus afetos minha vida , minha vida , meu amor ...

As palavras ecoam ...



Uma palavra dita atinge uma enorme profundidade em quem ouve, por isso atenha-se em dizer coisas que engrandecem e se preciso dizer algo não tão bom, diga em tom adequado , baixo, olhando nos olhos para que em vez de gesto rude , você atue com um gesto de amizade e atenção.
Uma palavra dita transporta consigo sentimentos que temos guardados em nós e que , em dado momento explodem. Verifique o que tem dentro de sí de modo que a energia que és capaz de expandir não seja uma energia negativa . Se vamos expandir algo, se queremos ampliar algo, que seja fluidos bons.
Uma palavra dita reflete o que somos em essência, por isso cuidado com a imagem de alma que você transmite. Uma alma pesada não é carregada por ninguém, exceto por quem a cultiva : Você mesmo.
Uma palavra dita, pode ser simples e as vezes é bem melhor que seja porque nem sempre complexidade representa algo melhor, tampouco representa suprema sabedoria .
Uma palavra dita nos leva a algum lugar ou nos deixa isolados .Você pode escolher se quer realizar uma travessia tranquila e harmônica pela vida ou ficar preso a ilhas de solidão.
Uma palavra dita pode conquistar um coração ou matratá-lo . Por isso , perceba se em sua vida há corações em doces ritmos ou corações com feridas expostas . Reflita diante das feridas , quais você causou e que poderiam ter sido evitadas com uma atitude mais saudável e humana.
É certo que as palavras ecoam . Ecoam aos ouvidos mais distantes mesmo que ditas ao mais próximo.Ecoam porque são repetidas hora ou outra .O que muda ? Bom, o que muda é o sujeito próximo vítima ou contemplado que ouve .
Palavras ecoam porque são feitas de vibrações e vibrações mantém nosso ritmo, nosso movimento diante da vida .As palavras podem causar um movimento errado e a perda de toda a trajetória.
Palavras ditas não voltam mais, mesmo silenciadas gritam ...
Se queres escrever uma doce história no livro imortal da vida e além dela, faça usos do que acolhe e não do que espanta.
A rede de conexão é a mesma para todos os públicos, por isso, aprenda a selecionar os versos para que sua composição seja além de lírica, seja sagrada.

segunda-feira

E certamente as coisas acontecem ...

Salvador Dali*


Não há porque ter pressa , as coisas simplesmente acontecem e certamente acontecem.
Certamente de certo, porque nada acontece que não esteja pré disposto a acontecer . Claro, que os sujeitos da ação somos nós, mas a ação em si está pronta para explodir através das estrelas.
Ansiedade existe , isso também é certo , mas participar de um acontecimento quando se está mais preparado (ainda que inconscientemente porque nem sempre percebemos que fomos preparados pra algo) caracteriza um vivenciar mais profundo de cada sensação, de cada minuto -momento.
Estar preparado é saber contemplar , saber mergulhar com intensidade entre sabores e cores, sorrisos e perfumes , toques e doces palavras .
Certamente as coisas acontecem , acontecem com a densidade adequada , com a largura apropriada as nossas capacidades de interação . Um acontecimento é uma figura geométrica invisível , que como peça de quebra cabeça monta e organiza nossas vidas.
Cada vida é em sí um acontecimento cheio de outros acontecimentos .
Cada acontecimento , por mínimo que seja faz crescer, faz a capacidade de compor universos (porque há universos imensos dentro de um único) uma ação artística , faz o molde da escultura , ainda que abstrata, sair perfeito . Isso caracteriza a aura em tom e cor.
Certamente seguimos episódios celestes , episódios com temas diferenciados , mas unos em texto e contexto,
As coisas , oras ! Elas são mais que passagens terrestres , são na verdade lições , blocos de construções , finalidades para que nossa permanente impermanência tenha um sentido adocicado e porque não dizer picante? Nem sempre é luz, mas ainda assim há luz.Depende de quem vê e como vê .
Certamente estamos aptos a acontecer como anjos , como elementos compostos e como compositores.
Certamente as coisas acontecem para que junto com elas , sejamos o próprio acontecimento !

domingo

Corpos suspensos e cabeças ocas !



Os dias não são mais iguais.
O tempo adquiriu novo ritmo e as horas não conseguem deter a impaciência, a necessidade do projeto, da presença, mesmo que essa seja desenfreada e sem preparo.
Estar se tornou obrigação , mas não vejo "Ser" aqui.
Estar aqui, estar lá, com eles, na reunião, no grupo, presente no debate e pela velocidade da luz.
Não se fica mais só.
Me refiro ao só de necessidade , de reflexão, de relaxamento.
O só para se auto desvendar é algo exótico e diria até mesmo nulo na sociedade atual.
Se você fica só tem problema, mas se não consegue sair de perto das pessoas tem dependência, carência.
Mas, cadê a percepção que estar junto também pode representar estar só?
Várias cabeças pensantes , mas cada uma na direção oposta , anti sinergia . Cada uma no EU, tão poucas em NÓS.
O lema da era é a suposta interação. Sim, suposta porque após a cotidiana agenda atarefada o momento só que se tem serve apenas para tentar organizar o lado pessoal "eu" que ficou esquecido ou mesmo para organizar o que não deu tempo de fazer em "tempo estabelecido".
As informações escorrem via papel e tela , pulam de outdoors, invadem o espaço sonoro pelo carro de som.
Informações brotam ! Há mil edições de um mesmo assunto, revistas, revisadas, acumuladas nas estantes.
Mesmo tema , pouco contraste. Os mesmos olhares , pouca construção.
Viramos papagaios de pirata nos ombros da tecnologia.
Enrolados estamos nas teclas, telas interativas, parafusos apertados, cada vez mais apertados no enfoque da segurança, crise, anexos.
Os parafusos fictícios (que na biologia possuem outra nomeclatura) pressionam os canais de cada cabeça, com a força de um espremedor moderno, daqueles que produzem todo e qualquer tipo de suco .
Apertam as idéias para que o espaço contemple mais informação.
Preenchem até o espaço reservado para o que deveria ser um ócio criativo.
Enfoque na produtividade e nem sempre na criação.
Se produz sem criação?
Penso que não.
Temos uma falsa cartela de utilitários que nos dita o padrão de qual botão apertar. Está pronto , para que pensar ? Lá se foi a capacidade...
Print screen ? CTRL C + CTRL V?
Ficamos Imersos na substância dos afazeres por obrigação.
Imersos até o gargalo !
O ar fica denso em camadas de vozes.
Existe uma aritmia temporal, transtorno, sinapses intensas e atenção desfocada do foco .Do que deveria ser o foco.
Vejo corpos que carregam capacidades surpreendentes mas que estão inatingíveis diante da terrena lista de prioridades .
Corpos suspensos pela malha digital.
Pensam levitar, mas nem mesmo conseguiram tocar o chão descalços com medo das pedras.
O chão que foi dado na queda imortal.
Há medo de sujar os pés , mas há vontade de voar a qualquer custo, ainda que seja pela corda errada, roída ou pela asa quebrada.
O cordão umbilical não é e nunca foi cortado.Refiro-me ao que nos supre de energia.
Tal cordão permanece oculto porque assim pensam.Visível apenas pelas almas que ainda aqui se desprendem da epiderme .
Corpos e cabeças que embora pareçam estar cheias , sentem -se vazias, ocas ....
Desfragmentadas .

sexta-feira

Evangelho da Alma *


Enxerga além do teu corpo físico a capacidade interna,
Tu estás guardado sob o templo ósseo, aconchegado entre fibras flexíveis e sendo irrigado pelo elixir avermelhado que tem em sí dois sujeitos,
Em tí bate uma canção, mantra, oração, no ritmo certo, no ritmo saudável, se então cuidado houver.
Perceba de onde vem a Luz sob forma de idéia.
Não está fora de tí, mas em tí, acima do tronco e raiz que te mantém .
Acima está teus preciosos tesouros .
Acima está a fonte que te faz agir , que te concede a realização de um milagre.
Teu baú de jóias sustentado, ramificado na terra por enquanto...
Entenda que milagre vem do desejo e o desejo mora dentro da célula
Desejar exige treino, difere do querer.
Se apenas queres, ainda não compreendeu a extensão ,
Tampouco a finitude.
Não entendeu que desejar é o que chamamos de magia
Que desejos sobem ao éter e se misturam com anjos dourados
Considere. Considere todas as lembranças,
Não menospreze nenhuma , atente para os dejavus como se fosse avisado!
Considere a lembrança como aprendizado,
Considere a memória um resgate  da "sua verdade" que, apesar de ser sua , como um curriculo espiritual, serve para solidificar a idéia de que há ciclo, diversidade e é tudo isso que determina a Harmonia .
Que determina a harmonia pelos contrários, tão necessária porque nada que dizes e tem resulta em tudo e tudo que dizes e pensa ter resulta em nada .
Viver absoluto é viver essa neutralidade cheia de movimento e ação implícita.
Saibas , não é preciso ver sempre , mas sentir é fundamental.
Contemple, tens a disposição uma lente universal que independe do tangível. Tens ainda duas lentes, várias cores.Telescópio celeste que se bem usado, organiza , relata, busca novos capitulos para sua imortal história, para sua divina jornada.
Contemplar é olhar com detalhes sem interferir.
É ver beleza em cada coisa porque em tudo reside a beleza.
Por vezes oculta , mas não impossível de ser revelada.
Sinta .Tens dons divinais para "perceber" onde está, como está.
Cinco dons catalogados, afirmados e um dom visto como hipótese, menos usado só que mais verdadeiro.
É do menos que resulta o mais e se multiplica .
A vida é equação e o tempo pertence a mesma fórmula .Química ? Matemática? Física ?
Sentir é usar sem preguiça o poder que lhe foi dado, usar cada capacidade.
Há quem já tenha perdido algum dom e acabou por aprender a usar melhor os outros . Quem passa por isso aprende que limitação não existe, mas que é criada na mesma fonte que te dá condição ilimitada de viver e Ser. Ser mais alma .
Se expanda ! A matéria te engana colocando cercas .
Se machucas algo, a regeneração existe , caso queira.
Cure , cure feridas, dores , promova amores .
Caminhe , sobre as águas , terra, acima abaixo , escale , escorregue.
Comunique-se . O canal existe em tí e não foi nenhum Homem que inventou.
Desprenda-se . As amarras pertencem ao medo e o medo te alerta .
O medo te alerta mas pede em silêncio para tentar . Não se pode traduzir tudo não é mesmo?
Metaforize .Sim !
Transforme a poesia comum , a palavra dita , a música cantada em mapa.
Se foi exposta , alguém soprou ao seu irmão universal , então portador , um enigma.
Desvende , desvende-se como mistério e na versão sem vendas nos olhos .
Permita-se . Faça, faça, faça até cansar.
O cansaço reanima e a tentativa te ensina.
Hoje ? Estás aqui . Ele esteve e foi pleno , outros estarão .
Em nada diferes , de ninguém .
Nem do que esteve e nem do que estará.
O que muda é a forma de encarar a missão da vida.
A vida é missão , nada mais.
Depois dela?
Se entendes o que tú és , entenderás que nunca , absolutamente nunca deixou de SER.